terça-feira, 29 de maio de 2012

Dançando com os deuses

um itinerário mitológico para repensar a vida...


Um filósofo alemão maluco, chamado Nietzsche disse certa vez que só acreditava num deus que dançasse. Nietzsche se surpreenderia conhecendo a mitologia negra, a diáspora africana e toda imigração que trouxe as deusas e deuses africanos que vieram para o Brasil nas cabeças e nos corações dos escravos. Se soubesse como os deuses e deusas da mãe África dançavam e amavam, talvez ele tivesse dito: “só acredito num deus que dance e que faça amor. Ou num deus ou uma deusa que dança do jeito que se faz amor”.

Boto fé que hoje Nietzsche filosofaria sobre o lundu, funk, kuduru e todas as danças “malevolentes” e todo ritmo que emergem dos terreiros, das favelas e dos tambores da cultura negra.

O filosofo ateu tem razão, o deus dos cristãos é o único deus que não dança. Os deuses e deusas da antiguidade clássica não só dançavam, mas bebiam, festejavam, amavam, pecavam e estavam presos às tentações terrenas.

O único deus da história que nunca fez amor, pecou, dançou é esse.

Ele vive sozinho, decide tudo, não se socializa com os outros deuses e deusas, não têm companheiro nem companheira. Que deus mais individualista!
Para os antigos, sejam eles gregos, romanos ou africanos, a dança como o amor é livre. E não se prevaleceu dessa forma a lógica do amor mercantil com o único propósito para gerar e produzir mão de obra.

Dizem por ai que esse deus único não tem amigos, nem irmãos, só filhos. E ele Condena o desejo carnal, e não aceita outras formas de amor. Isso tudo é pecado! Creio que pecado maior é desamar, não materializar nossos desejos, se punir, se auto boicotar das nossas vontades. Da fruta que nasce da arvore proibida devemos devorar até as sementes.

Eu renovo minha fé, esperança e me sinto protegido toda vez que deito ao lado de uma linda companheira, abraçado e envolvido na paz do seu sono. Sinto que o amor, a cumplicidade e o desejo seja a prova mais verdadeira que deus existe. Embora às vezes não acredite nele. Mas não devo temê-lo, venerar ou amar a ele... Mas sim adorar, amar e desejar atrevidamente as deusas.

(Danilo Georges)

Nenhum comentário:

Postar um comentário